Search This Blog

Saturday, March 31, 2012

Enquete


Dear students,

Não esqueçam de votar em seus artistas favoritos na enquete (para a escolha da próxima música a ser trabalhada nas aulas de Inglês).

Como já houve votos, não estou conseguindo acrescentar outras opções de artistas, então quem votar em "outros", coloque o nome do cantor/banda aqui nos comentários, ok?!

Já temos um voto para o Nirvana, certo Hiero?! ;)

Kisses...

Teacher Deise

Estratégias de Leitura em Inglês

As estratégias ou técnicas de leitura, como o próprio nome diz, vão nos ajudar a ler um texto. Existem técnicas variadas, mas veremos as mais utilizadas. Ao ler um texto em Inglês, lembre-se de usar as técnicas aprendidas, elas vão ajudá-lo. O uso da gramática vai ajudar também. As principais técnicas são: a identificação de cognatos, de palavras repetidas e de pistas tipográficas. Ao lermos um texto vamos,ainda, apurar a idéia geral do texto (general comprehension) e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning.

Cognatos: Os cognatos são palavras muito parecidas com as palavras do Português. São as chamadas palavras transparentes. Existem também os falsos cognatos, que são palavras que achamos que é tal coisa, mas não é; os falsos cognatos são em menor número, estes nós veremos adiante.

Como cognatos podemos citar: school (escola), telephone (telefone), car (carro), question (questão, pergunta), activity (atividade), training (treinamento)... Você mesmo poderá criar sua própria lista de cognatos!

Palavras repetidas: As palavras repetidas em um texto possuem um valor muito importante. Um autor não repete as palavras em vão. Se elas são repetidas, é porque são importantes dentro de texto. Muitas vezes para não repetir o mesmo termo, o autor utiliza sinônimos das mesmas palavras para não tornar o texto cansativo.

Pistas tipográficas: As pistas tipográficas são elementos visuais que nos auxiliam na compreensão do texto. Atenção com datas, números, tabelas, gráficas, figuras... São informações também contidas no texto.

Os recursos de escrita também são pistas tipográficas. Por exemplo:

• ... (três pontos) indicam a continuação de uma idéia que não está ali exposta;

• negrito dá destaque a algum termo ou palavra;

• itálico também destaca um termo, menos importante que o negrito;

• ‘’ ‘’ (aspas) salientam a importância de alguma palavra;

• ( ) (parênteses) introduzem uma idéia complementar ao texto.

General Comprehension: A idéia geral de um texto é obtida com o emprego das técnicas anteriores. Selecionando-se criteriosamente algumas palavras, termos e expressões no texto, poderemos chegar à idéia geral do texto.

Por exemplo, vamos ler o trecho abaixo e tentar obter a “general comprehension” deste parágrafo:

“Distance education takes place when a teacher and students are separated by physical distance, and technology (i.e., voice, video and data), often in concert with face-to-face communication, is used to bridge the instructional gap.” From: Engineering Outreach College of Engineering – University of Idaho.

A partir das palavras cognatas do texto (em negrito) podemos ter um a idéia geral do que se trata; vamos enumerar as palavras conhecidas (pelo menos as que são semelhantes ao Português):

• distance education = educação a distancia

• students = estudantes, alunos

• separeted = separado

• physical distance = distância física

• technology = tecnologia

• voice, video, data = voz, vídeo e dados (atenção: “data” não é data)

• face-to-face communication = comunicação face-a-face

• used = usado (a)

• instructional = instrucional

Então você poderia dizer que o texto trata sobre educação a distância; que esta ocorre quando os alunos estão separados fisicamente do professor; a tecnologia (voz, vídeo, dados) podem ser usados de forma instrucional. Você poderia ter esta conclusão sobre o texto mesmo sem ter muito conhecimento de Inglês. É claro que à medida que você for aprendendo, a sua percepção sobre o texto também aumentará. Há muitas informações que não são tão óbvias assim.

Skimming: “skim” em inglês é deslizar à superfície, desnatar (daí skimmed milk = leite desnatado), passar os olhos por. A técnica de “skimming” nos leva a ler um texto superficialmente. Utilizar esta técnica significa que precisamos ler cada sentença, mas sim passarmos os olhos por sobre o texto, lendo algumas frases aqui e ali, procurando reconhecer certas palavras e expressões que sirvam como ‘dicas’ na obtenção de informações sobre o texto.

Às vezes não é necessário ler o texto em detalhes. Para usar esta técnica, precisamos nos valer dos nossos conhecimentos de Inglês também. Observe este trecho:

“Using this integrated approach, the educator’s task is to carefully select among the technological options. The goal is to build a mix of instructional media, meeting the needs of the learner in a manner that is instructionally effective and economically prudent.” .” From: Engineering Outreach College of Engineering – University of Idaho.

Selecionando algumas expressões teremos:

• integrated approach = abordagem (approach = abordagem, enfoque) integrada

• educator’s task = tarefa (task = tarefa) do educador – ‘s significa posse = do

• tecnological options = opções tecnológicas (tecnological é adjetivo)

• goal = objetivo

• a mix instrucional media = uma mistura de mídia instrucional.

Com a técnica do “skimming” podemos dizer que este trecho afirma que a tarefa do educador é selecionar as opções tecnológicas; o objetivo é ter uma mistura de mídias instrucionais de uma maneira instrucionalmente efetiva e economicamente prudente.

Scanning: “Scan” em Inglês quer dizer examinar, sondar, explorar. O que faz um scanner? Uma varredura, não é?! Logo, com a técnica de “scanning” você irá fazer uma varredura do texto, procurando detalhes e idéias objetivas.

Aqui é importante que você utilize os conhecimentos de Inglês; por isso, nós vamos ver detalhadamente alguns itens gramaticais no ser “ Estudo da Língua Inglesa”. Olhe este trecho:

“ Teaching and learning at a distance is demanding. However, learning will be more meaningful and “deeper” for distant students, if students and their instructor share responsibility for developing learning goals: actively interacting with class members; promoting reflection on experience; relating new information to examples that make sense to learners. This is the challenge and the opportunity provided by distance education.”

Poderíamos perguntar qual o referente do pronome “ their” em negrito no trecho? Utilizando a técnica de skimming, seria necessário retornar ao texto e entender a sentença na qual o pronome está sendo empregado. “Their “ é um pronome possessivo ( e como tal, sempre vem acompanhado de um substantivo) da terceira pessoa do plural ( o seu referente é um substantivo no plural).

A tradução de “their instructor” seria seu instrutor . Seu de quem? Lendo um pouco para trás, vemos que há “students”; logo concluímos que “their” refere-se a “students, ou seja, instrutor dos alunos”.

VERBO TO BE X OUTROS VERBOS

SER ou ESTAR = TO BE

“To be or not to be: that is the question.” Shakespeare.

Aqui estamos falando SOMENTE do verbo TO BE, ou seja, o verbo que em português pode ser traduzido como SER ou ESTAR, dependendo da frase. Veja os exemplos:

a) I am Lilli = Eu SOU a Lilli (não se traduz como “Eu ESTOU Lilli)

b) I am speaking = Eu ESTOU falando (claro, não seria “Eu sou falando”.)

Então, sempre que eu quiser falar algo com os verbos SER ou ESTAR, seja qual for a forma (estou, sou, estás, és, está, é, estamos, somos; estava, era, estavas, eras, estávamos, éramos, etc.), eu preciso usar o Verbo TO BE.

O verbo TO BE não varia tanto como no Português, em que nós conjugamos o verbo diferentemente para cada pessoa. No Inglês, o verbo TO BE tem três formas – am, is, are – no presente, e apenas duas formas no passado – was, were. Para saber com qual pessoa usar cada uma, veja as tabelas abaixo.

PRESENTE – VERBO SER/ESTAR

AFIRMATIVA:

I am = I’m

You are = You’re

He is, She is, It is = He’s, She’s, It’s

We are = We’re

You are = You’re

They are = They’re

NEGATIVA:

I am not = I’m not

You are not = You aren’t

He/she/it is not = He/she/it isn’tWe are not = We aren’t

You are not = You aren’t

They are not = They aren’t

INTERROGATIVA:

Am I?

Are you?

Is he/she/it?

Are we?

Are you?

Are they?

PASSADO – VERBO SER/ESTAR

AFIRMATIVA:

I was

You were

He was, She was, It was

We were

You were

They were

NEGATIVA:

I was not = I wasn’t

You were not= You weren’t

He/She/It was not = He / She / It wasn’t

We were not = We weren’t

You were not = You weren’t

They were not = They weren’t

INTERROGATIVA:

Was I?

Were you?

as he/she/it?

Were we?

Were you?

Were they?

Obs.: Lembre que YOU pode ser traduzido tanto como TU ou VOCÊ (singular), como VÓS ou VOCÊS (plural). Então:

a) Are you at home? = Você está em casa? OU Vocês estão em casa?

Somente o contexto poderá dizer qual das duas traduções é a mais apropriada.

PRESENTE SIMPLES

O importante é não confundir o uso do Presente Simples, que é válido para a maioria dos verbos, com as regras do Verbo To Be.

VERBO TO BE X VERBOS EM GERAL

Aqui entra a maioria dos verbos, quase todos além do To Be, como, por exemplo:

Close, come, do, drink, eat, get, go, hate, like, make, open, put, run, study, take, work.

Vamos utilizar o verbo TAKE (tomar, tirar, levar) para exemplificar e completar nossa tabela:

Afirmativo

Negativo

Interrogativo

I take
You take
He takes
She takes
It takes
We take
You take
They take

I don’t take
You don’t take
He doesn’t take
She doesn’t take
It doesn’t take
We don’t take
You don’t take
They don’t take

Do I take?
Do you take?
Does he take?
Does she take?
Does it take?
Do we take?
Do you take?
Do they take?

No Presente Simples, lembre-se de conjugar a terceira pessoa do singular corretamente, acrescentando –s ao final do verbo: takes, comes, likes, studies, plays, cleans, nas frases afirmativas e de usar does nas perguntas e doesn’t nos negativos.

PASSADO SIMPLES

Para formar frases AFIRMATIVAS NO PASSADO, você precisa lembrar se o verbo é regular ou irregular. Se for regular, ele terminará em –ed. Se não for, é preciso saber qual é sua forma. Para tanto, você precisa estudar uma lista de verbos irregulares no passado.

Para a NEGATIVA e para AS PERGUNTAS, é preciso usar DIDN’T ou DID, conforme os exemplos com o verbo TAKE na tabela abaixo:

Afirmativo

Negativo

Interrogativo

I took
You took
He took
She took
It took
—–
We took
You took
They took

I didn’t take
You didn’t take
He didn’t take
She didn’t take
It didn’t take
—–
We didn’t take
You didn’t take
They didn’t take

Did I take?
Did you take?
Did he take?
Did she take?
Did it take?
—–
Did we take?
Did you take?
Did they take?

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br

QUANDO UTILIZAR ‘DO’, ‘DOES’, E ‘DID’?

Quando devo usar DO?

Ø Quando eu quero fazer uma pergunta no Presente Simples, e o sujeito é a 1ª pessoa do singular, 2ª pessoa do singular, 1ª pessoa do plural, 2ª pessoa do plural ou 3ª pessoa do plural. Um exemplo:

Do you live here? (Você mora aqui?)

Ø Quando eu quero enfatizar aquilo que o verbo principal expressa. Por exemplo, alguém pergunta para você: "Por que você não vai à escola de ônibus?" Mas você sempre vai à escola de ônibus. Então, você responde: "Mas eu vou à escola de ônibus!"

Em inglês, ficaria assim:

"Why don't you go to school by bus?"

"But I do go to school by bus!"

Ø Quando desejo usar o verbo principal "fazer". Mas preciso tomar muito cuidado nesse caso, porque em inglês temos "make" e "do". É preciso saber qual dos dois usar em cada expressão.

Algumas expressões com do:

Do the homework(fazer os deveres)

Do a favor (fazer um favor)

Do business (fazer negócio)

Do your hair (arrumar seu cabelo)

Do the cleaning (fazer a limpeza)

Do the cooking (cozinhar)

Do the laundry ("fazer a lavanderia", isto é, lavar roupa)

Ø Quando quero negar algo no Presente Simples, tanto nas frases por extenso como nas respostas curtas, uso do juntamente com not quando o sujeito for I, you, we, you, they:

I do not like fish.

Do you like fish? No, I do not.

Nesses casos, também podemos usar a forma contraída don't. Dessa forma, teremos:

I don't like fish.

Do you like fish? No, I don't.

Quando devo usar DOES?

Ø Nos mesmos casos acima: para fazer perguntar no Presente Simples, para enfatizar a idéia expressa pelo verbo principal no Presente Simples, em expressões especificas com o verbo "fazer" e em frases negativas e respostas curtas negativas no Presente Simples, em que o sujeito for a 3ª pessoa do singular. Exemplos:

a) Does she live here?

b) - Your friend, "Why doesn't Mary go to school by bus?"

- You, "But she does go to school by bus!"

c) She always does the homework in the evening.

d) He does not like fish.

e) He doesn't like fish.

f) Does Peter like fish? No, he doesn't.

Quando devo usar DID?

Ø Devo usar did nas frases interrogativas em que eu quero dizer algo no passado e que eu menciono, mencionei o tempo ou já sei quando a ação, fato ou situação ocorreu. Por isso, é comumente usado com expressões de tempo no passado, como: yesterday, last week, last night, 3 days ago, one year ago, when I was a child, when I called you, etc. Exemplos:

Negativas:

I did not call you this morning. (Eu não te liguei hoje de manhã.)

He did not take vacations last year. (Ele não tirou férias ano passado.).

Interrogativas:

Did you see that? (Você viu isso?)

Why did you sell it? (Por que você o vendeu?)

Did she tell you that? (Ela lhe disse isso?)

Ø Devo usar did para enfatizar uma idéia no afirmativo, no Passado Simples. Exemplo:

"It's a shame you didn't come to the party last night."

"What!? I did come to the party!"

Ø Devo usar did quando eu desejar usar o verbo principal "fazer", em expressões específicas, cuidando para não usar did no lugar de make. (Ver algumas expressões que utilizam do – e consequentemente did no passado – acima.)

Ø Devo usar did + not, ou simplesmente didn't, nas negações no Passado Simples:

I didn't take vacations last year.

Did you leave a message? No, I didn't.

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br

VERBO TO BE

1. O verbo “TO BE” é o verbo que, em inglês, indica “ser” ou “estar”.

A conjugação do verbo “to be”, no presente do indicativo, é:

I am (I'm) = eu sou/estou

He is (he's) = ele é/está

She is (she's) = ela é/está

It is (it's) = ele/ela é/está (animais, objetos, seres inanimados etc.)

We are (we're) = nós estamos/somos

You are (you're) = você/vocês é/são está/estão

They are (they're) = eles/elas são/estão

Exemplos:

I'm hungry (=estou com fome)

I'm a doctor (=sou médico)

She's beautiful (=ela é bonita)

You are ugly [=você/vocês é/são feio(a)/feios(as)] etc.

2. Perguntas com “to be”: inverte-se a posição assumida pelo verbo em períodos afirmativos.

Exemplos:

Are you hungry? (=você está com fome?)

Are they teachers? (=eles/elas são professores(as)?)

Am I ugly (=sou/estou feio(a)?)

3. Sentenças negativas com “to be”: adiciona-se not após o verbo.

Exemplos:

I'm not hungry (=não estou com fome)

She is not beautiful (=ela não é/não está bonita)

We are not teachers (=nós não somos professores(as))

Formas contraídas:

am not = ain't

is not = isn't

are not = aren't

4. Perguntas negativas com “to be”: usa-se a forma contraída negativa na posição do verbo em sentenças interrogativas comuns.

Exemplos:

Aren't you hungry? (=você não está com fome?)

Isn't it funny? (=isso não é engraçado?)

5. A forma verbal correta de “to be” a ser usada em sentenças onde não exista he, she, you, they etc. depende do sujeito, que pode ser plural (usa-se are ) ou singular (usa-se is ). Não usa-se am quando o sujeito não for I .

Exemplos:

My brother is funny . Nesse caso, como o sujeito é singular (my brother = meu irmão), a forma a ser usada é is.

My parents are young. Nesse caso, sendo o sujeito plural (my parents = meus pais), a forma a ser usada é are.

Fonte: http://www.algosobre.com.br

FUTURO: WILL E GOING TO

Assim como no Português, existem várias formas de expressar o futuro. Podemos expressar o futuro até mesmo usando um tempo verbal do presente:

O trem parte às 22 horas. –> The train leaves at 10 p.m. (Simple Present: leaves.)

Eu estou chegando amanhã de manhã. –> I’m arriving tomorrow morning. (Present Continuous: am arriving.)

Repare que o tempo é presente, mas expressa idéia futura.

Agora, vamos ver o uso de WILL e GOING TO para expressar o Futuro.

Fórmula → (sujeito) + will + verbo principal no infinitivo (sem ‘to’)

Fórmula → (sujeito) + am/is/are + going to + verbo principal no infinitivo


Use WILL:

* para dizer que algo vai acontecer ou deverá acontecer num futuro não-imediato;
* quando você não tinha planos de fazer algo, e na hora, durante a conversa, resolve que irá fazer algo;
* para fazer previsões sobre o futuro, sobre coisas que não podemos ter certeza;
* quando fizer promessas, se oferecer ou se propor a fazer algo, concordar ou recusar-se a fazer algo;
* para fazer um pedido polido.
* em frases condicionais: If (present) + will.

Algumas palavras ou frases usadas com o futuro com will: I think, I expect; maybe, perhaps; probably, possibly.

Exemplos:

1. I think I’ll call him later. No. I’ll call him now.
2. We’ll probably move to a bigger apartment.
3. Maybe this help you.
4. Will you please open the window?
5. They will never come if you don’t invite them.


Use GOING TO:

* para falar sobre uma ação, fato ou situação previamente planejada;
* para expressar uma ação que acontecerá num futuro imediato ou certo;
* para dar uma aviso a alguém sobre uma situação perigosa.

Exemplos:

1. I am feeling horrible. I’m going to get sick.
2. Now that I have all the money, I’m going to buy a new car.
3. Where are you going? I’m going to fetch some coffee.


Fonte: http://www.mundovestibular.com.br


Wednesday, March 28, 2012



Quem sabe dizer o real significado dessas duas palavras?
(9º Ano, olha a pressão: trabalhamos com isso na Unit 1!)

;)



P.S.: Muita gente reclamou que não estava conseguindo deixar comentários. Verifiquei as configurações e percebi que apenas usuários cadastrados estavam autorizados a comentar. Já alterei, portanto agora todos podem comentar. No more excuses! Participem!!! ;)

Sunday, March 25, 2012

Lie to Me

Pessoal do 9º ano,

Lembram que falei sobre a série Lie to Me, que aborda a questão da leitura da linguagem corporal e facial na solução de crimes? Here it goes!

Para quem gosta de TV Series,essa é uma ótima opção. I recommend!










Rap do Verbo To Be

Check this out:


Apresentação Oral

Hello students,

Para facilitar a organização, informem os grupos e as propostas de trabalho nos comentários deste post, ok?

Be creative! (Sejam criativos!)

By the way, organizei uma enquete (aí do lado direito do blog), com alguns artistas que vocês disseram gostar. Votem em seus preferidos (podem votar em mais de um)! Assim, da próxima vez que eu for trabalhar uma música, considerarei além do conteúdo trabalhado na unidade, o gosto de vocês.

Se seu favorite artist não estiver aí, diga quem é nos comentários, para que eu acrescente à lista.

See you!

Teacher Deise

Planejamento 9º Ano - Vespertino

Theme: Can I ask you something?

Contents:

· Modal verbs (can, could, may, would)

· Tag questions

Objectives:

· Reconhecer diferentes situações de utilização dos verbos modais (can, could, may, would), elaborando sentenças de aplicação concreta na conversação.

· Elaborar sentenças utilizando as tag questions, reconhecendo suas regras

de construção.

· Identificar e nomear alguns esportes de ação.

Activities:

March, 27th:

§ Extra Activity (Speaking)

§ Dialog, pages 18 and 19

§ Finding out, page 20

§ Listening, page 20

§ Language Points, page 21

§ Extra Activities (Grammar)

§ Listening and Oral Practice, page 24

§ Homework:- Activity 1, page 25

- Activities 2 and 5, page 26

April, 3rd:

§ Word work, pages 22 and 23

§ Activities 1 and 2, page 23

§ Exercise 3, page 26

§ Jazz Chant, page 25

§ Writing, page 28 (para entregar)

§ Exercise 4, page 26

§ Exercise 7, page 28

§ Homework: - Activity 3, page 24;

- Activity 6, page 27

- Reading, pages 28 and 29

- Checking your performance

April, 10th:

§ Oral Presentations

April, 17th:

§ Extra Activities (Grammar)

§ Book: Robin Hood (Tragam os livros para esta aula. Iniciaremos a leitura e faremos uma tarefa para ser entregue no final da aula.)

April, 24th:

§ Unit 2 Review + General Review

§ Test: Units 1 and 2 (Prova: Unidades 1 e 2)

OBS: Tragam os livros, pois quem acabar a prova antes poderá lê-lo em sala de aula.

Planejamento 9º Ano - Matutino

Theme: Can I ask you something?

Contents:

· Modal verbs (can, could, may, would)

· Tag questions

Objectives:

· Reconhecer diferentes situações de utilização dos verbos modais (can, could, may, would), elaborando sentenças de aplicação concreta na conversação.

· Elaborar sentenças utilizando as tag questions, reconhecendo suas regras

de construção.

· Identificar e nomear alguns esportes de ação.

Activities:

March, 27th:

§ Extra Activity (Speaking)

§ Dialog, pages 18 and 19

§ Finding out, page 20

§ Listening, page 20

§ Homework: Exercise 5, page 26

March, 29th:

§ Language Points, page 21

§ Extra Activities (Grammar)

§ Listening and Oral Practice, page 24

§ Homework:- Activity 1, page 25

- Activity 2, page 26

April, 3rd:

§ Word work, pages 22 and 23

§ Activities 1 and 2, page 23

§ Exercise 3, page 26

§ Jazz Chant, page 25

§ Homework: - Activity 3, page 24;

- Activity 6, page 27

April, 5th:

§ Writing, page 28 (para entregar)

§ Exercise 4, page 26

§ Exercise 7, page 28

§ Homework: Reading, pages 28 and 29

- Checking your performance

April, 10th and April 12th:

§ Oral Presentations

April, 17th:

§ Extra Activities (Grammar)

April, 19th:

§ Book: Robin Hood (Tragam os livros para esta aula. Iniciaremos a leitura e faremos uma tarefa para ser entregue no final da aula.)

April, 24th:

§ Unit 2 Review + General Review

April, 26th:

§ Test: Units 1 and 2 (Prova: Unidades 1 e 2)

OBS: Tragam os livros, pois quem acabar a prova antes poderá lê-lo em sala de aula.

Planejamento 8º Ano - Vespertino

Theme: I Danced on Saturday Night

Contents:

· Simple Past of Regular Verbs: Affirmative

· Interrogative and Negative Forms

· Entertainment

Objectives:

· Expandir vocabulário relacionado a momentos de lazer/diversão;

· Reconhecer processo de formação do Passado Simples (forma regular), aplicando esse tempo verbal em situações concretas de comunicação.

Activities:

March, 27th:

§ Extra Activity (para entregar)

§ Dialog, pages 18 and 19

§ Finding out, page 20

§ Possessive Adjectives

§ Homework: Activity 6, page 27

March, 30th:

§ Language Points, page 21

§ Listen and Circle, page 20

§ Extra Activities: Simple Past

§ Homework: Activities 1 and 2, page 26

April, 3rd:

§ Word work, pages 22 and 23

§ Activities 3 and 4, pages 26 and 27

§ Listening and Oral Practice, page 24

§ Activity 2, page 25

§ Homework: Activity 5, page 27;

April, 6th:

§ No Class: Holiday

April, 10th and April 13th:

§ Oral Presentations

April, 17th:

§ Jazz Chant, page 25

§ Activity 3, page 25

§ Writing, page 28

§ Homework: Reading, pages 28 and 29

- Checking your performance

- Extra Activities: Simple Past

April, 20th:

§ Book: American Life (Tragam os livros para esta aula. Iniciaremos a leitura e faremos uma tarefa para ser entregue no final da aula.)

April, 24th:

§ Unit 2 Review + General Review

April, 27th:

§ Test: Units 1 and 2 (Prova: Unidades 1 e 2)

OBS: Tragam os livros, pois quem acabar a prova antes poderá lê-lo em sala de aula.